Ser detective

O detetive privado é desde sempre e em qualquer parte do mundo, um agente da verdade.

O detetive privado é um agente de investigação e pesquisa, contratado para conduzir investigações no âmbito privado para proceder ás averiguações necessárias na recolha de informação e de elementos de prova imprescindíveis para a descoberta da verdade.

A sua atuação revela-se fundamental ao serviço de particulares e empresas, em matérias confidenciais, de índole pessoal, e no âmbito empresarial.

É um profissional liberal, que dispõe do seu escritório para atendimento dos seus clientes, que paga os seus impostos e contribuições, fruto da sua atividade profissional, fazendo parte de um enquadramento socioeconómico apesar da falta de regulamentação da profissão.

Sendo qualquer indivíduo da sociedade um potencial cliente  do detetive privado, estes poderão ainda num âmbito mais alargado, efetuar investigações para diversos profissionais e entidades, tais como:
Advogados; Seguradoras; Entidades Bancárias, Empresas e Profissionais do Comercio e da Industria nos mais variados setores.

O desenvolvimento do trabalho do detetive poderá incidir na prevenção e averiguação de possíveis casos de concorrência desleal, segurança nos negócios, recolha de informação comercial de empresas e gestores, proteção das marcas e patentes de propriedade industrial, combate ao absentismo laboral, localização de pessoas e bens, e assuntos do foro pessoal, sendo estas diligências efetuadas com o máximo sigilo e profissionalismo que as respetivas missões lhe conferem.