O Detetive em Portugal
A LIDEPPE atua na defesa dos interesses económicos e estatutários dos seus associados.
Em Portugal os detetives privados exercem a sua atividade profissional sob o CAE (Código de Atividade Económica) nº 80300, que define as atividades de investigação.
Desde 1990 que a profissão de detetive particular em Portugal é enquadrada na Classificação Portuguesa das Atividades Económicas, sendo o seu exercício livre, sem obrigação de qualquer tipo de licença, e de acesso garantido aos cidadãos á luz da “liberdade de escolha de profissão” enquanto direito constitucional.
Assim torna-se imperativo que a forma de atuar da LIDEPPE se deva centrar na orientação para as boas práticas profissionais, na implementação do código deontológico, bem como promover a assistência aos seus associados na defesa dos seus interesses, em virtude de uma representação profissional.
A profissão é reconhecida pelo Estado consoante as disposições necessárias e obrigatórias para o exercício de uma atividade económica sem regulamentação, estando o detetive privado obrigado à lei geral para o comum cidadão, não possuindo quaisquer privilégios para realizar as suas investigações.